O HOMEM DA PRESIDENTE

Queridos amigos.

Já tinha esta coluna pronta, para estrear em nossa nova casa, quando o Fla jogou contra a Ponte Preta ontem.  Pensei até em mudar o tema, falar do jogo.  Mas ontem tudo foi tão óbvio e os comentários tão pertinentes, que não há mais o que falar sobre a partida.
Então, resolvi adaptar esta coluna e lançá-la no Blog.
Resolvi falar um pouco sobre minhas impressões do trabalho do Zinho no Fla.
Zinho assumiu o Fla no dia 11 de maio, há pouco menos de um mês.  Pouco tempo para mostrar trabalho, talvez (acho isso bem discutível).  Mas sem sombra de dúvida, tempo suficiente para mostrar sua qual seria sua postura e atitudes à frente do Clube.
Pois bem.  Logo no início do seu trabalho, RG chega alcoolizado para treinar, fato que gerou uma repercussão enorme.  Esperava que Zinho viesse à público e dissesse que eventuais casos de indisciplina na Gávea são tratados internamente.  Não negaria e mentiria pra Nação e nem colocaria lenha na fogueira. Entretanto, preferiu negar e mentir, protegendo a imagem do jogador. Hoje, é bom que se diga, o clube possui, para defesa do Clube contra o RG, até exame de sangue para provar que RG treinou vez ou outra, alcoolizado…
Mais à frente, Zinho novamente veio à público dizer que não sentia, do fundo do coração, problemas de relacionamento entre Joel Santana e o grupo, quando todos sabem, sem qualquer sombra de dúvida que o treinador e grupo não se topam, pra dizer o mínimo.  Uma declaração tão descabida, que foi proferida no mesmo dia em que o treinador observou o treino dos jogadores à parte, sem qualquer contato com o grupo. Constrangedor. Seria a segunda mentira ou a declaração de um ser-humano que de tão inocente e lesado, incapaz de perceber coisas óbvias ao seu redor, faria parte daquele grupo a que pertence o Deived? Melhor seria, do que mentir, dizer para a Nação que está tratando destes assuntos internamente.
 Pensei. Menos de um mês de trabalho.  Por ora, não é possível que Zinho volte a público, pela terceira vez, sem uma postura realmente sincera e com palavras para enganar e iludir a Nação, tentando fazer-nos crer que tudo está bem.  Quando não está.
Mas, enganei-me.  Viria mais.  E seria até cômico, no meu modo de ver.  RG pede o boné. Na justiça. Zinho faz um pronunciamento na sede do Clube.  Então, em um momento bravata, Zinho vem a público dizer que acredita que um dos motivos que levou RG a pedir as contas foi porque os privilégios acabaram no Clube, e o ex-craque não aceitou isso (http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/06/01/zinho-aproveita-saida-de-ronaldinho-para-decretar-fim-da-bagunca-no-flamengo.htm).  Ah, convenhamos!  Alguém realmente acredita neste discurso de ocasião?  RG já queria sair do Fla e o Fla já queria ele fora do Clube há tempos, pois um vinha minando o outro, cada um a sua maneira, e bastou um comentário infeliz do Coutinho e uns meses de salários atrasados, para a oportunidade aparecer e o ex-camisa 10 pular fora.  Nada a ver com uma suposta implantação de disciplina no Clube.
Mas, até aí, vá lá.  Refleti e cheguei a conclusão de que todas essas palavras do Zinho não seriam suficientes para escrever uma coluna sobre esse início de trabalho dele, mesmo que até agora o trabalho dele tenha sido vir a público mentir, jogar panos quentes e contar lorota.
Então, leio o Lance do dia 05 de junho de 2012, e vejo a notícia de que, em 09 (nove) dias à toa de paralisação do Brasileirão 2012, o Flamengo, talvez o time mais zoneado, bagunçado e destreinado do futebol brasileiro, fez apenas um (péssimo) coletivo, entre treinos técnicos, rachões e um amistoso caça-níquel.
Um coletivo em 09 (noves) dias?????????
E um coletivo em 09 (nove) dias é uma das explicações claras do porquê de apresentação tão ridícula, tão pobre, tosca, tão perdida, acovardada como foi a do Flamengo diante de um dos piores times que a Ponte Preta já teve em sua história, em que o Fla conseguiu arrancar um injustíssimo empate diante da Ponte Preta, nos acréscimos, graças a nossa Ilha de Talento no time.  
Então, eu me pergunto: o que realmente faz o Zinho no Flamengo, além de dar explicações estapafúrdias ou contar lorotas??  Não seria função sua cobrar da comissão técnica que de fato, treine um dos times mais desorganizados da história do Flamengo??  
E as contratações?  Entre Hernanes e “Thiagos sei lá o quê” da vida, cadê os jogadores que o Fla precisa urgentemente??  Zinho deveria ter, no mínimo, questionado a caríssima contratação do Ibson, tão útil ao time e meio de campo do Flamengo quanto um balão de oxigênio para um peixe debaixo d’água. Ainda cogitam o tal do Cáceres.  E a lateral?  E o ataque??  E a zaga?? Lúcio?  Renato Augusto? Vão continuar a tentar nos enganar? Cadê o planejamento para contratar??  
Pergunto, cadê os manifestos do Zinho em defesa da nossa base, relegada a segundo plano?? Zinho assistirá calado a esse processo claro de fritura?  Não imporá uma política de aproveitamento efetivo da base no elenco tão pobre de talento quanto este??  Com Renato, Kleberson, Ibson, Airton no meio de campo, o que o Fla tem a perder em aproveitar Adryan, Matheus, Thomás? As poucas palavras sobre o aproveitamento de nossas promessas ficarão apenas na boca do Ibson em uma entrevista coletiva? 
Se nada disso é função do Zinho, o que faz o Zinho no Flamengo?
Quando Zinho foi contratado, temia que o interesse da atual Diretoria fosse apenas de utilizar a sua imagem de seriedade, em prol de uma Diretoria sem qualquer credibilidade.  Justamente o que, para mim, está acontecendo.
Desde que o Zinho chegou, nada mudou no Fla.  Tudo continua igual.  Os discursos, as desculpas, as mentiras, as bravatas continuam as mesmas.  Desorganização, o desinteresse da comissão técnica, idem. Para mim, a postura que Zinho vem apresentando, é a mesma dos que estavam ou estão lá.  
Zinho, infelizmente, não vem servindo ao Flamengo.  Vem servindo aos dirigentes do rubro-negro.  Vem exercendo com maestria a função para a qual foi contratado.  Deixar tudo absolutamente como está, mas com uma imagem de seriedade.  Não à toa vem ganhando força dentro do Clube. 
Isso prova apenas uma coisa.  Quem é sério, não admite trabalhar nesta gestão atual (lembrem-se que, antes do Zinho, houve quem negasse o cargo).  Quem é sério e admite trabalhar, ou não fica muito tempo (Zico), ou se deixa entrar para o jogo.
Pode ser até que haja uma reviravolta daqui pra frente, mas para mim,  Zinho, neste primeiro mês, já mostrou a opção pela qual decidiu.
Tornou-se, para a alegria da Patrícia, e para a nossa tristeza, o ‘Homem da Presidente’.
JOEL E QUATRO VOLANTES.
Joel, na entrevista coletiva ontem, teve a ousadia e o disparate de dizer, para defender o estupro que vem cometendo impunemente à história, memória e ao time do Fla, escalando quatro cabeças de área (os mais boçais que já vi jogar), que quem não marca, não vai a lugar nenhum.
Bem, avisem a este senhor, que com os quatro cabeças de área que este acéfalo faz questão de escalar, estamos indo nós a lugar nenhum, ou pior, para algum lugar sim, o final da tabela.
Agora, peguem a escalação dos primeiros colocados, em três rodadas, já com seis, quatro pontos a nossa frente, e vejam com quantos cabeças-de-área eles jogam… Especialmente o Botafogo.
História de livro de Monteiro Lobato, Sr. Joel, são as lorotas e justificativas esdrúxulas que o senhor, sob o olhar complacente e omisso desta Diretoria, tem enfiado goela abaixo na Nação.
JUBERTO E BLOG.
Já disse isso antes, mas, novamente, meus parabéns por esta bela e deliciosa iniciativa e novidade!!  O meu escondidinho já está a caminho neste momento, sendo carinhosamente preparado pela esposa, e lá no espaço do JUBERTO darei meu relato sobre a receita, rs.
Grande abraço a todos, amigos!
Anúncios

Deixe o seu comentário! Obrigado, BLOG FLAETERNO!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s