Quem pode fazer a alegria desta Nação

 (Quadro montado com dados do aplicativo “Flamengo” que traz os mesmos dados do site do Flamengo – alguns dados de fim de contrato foram pesquisados ou calculados com base nas notícias de sites da internet)
Amigos do FlaEterno, tenho preferido escrever colunas que prezam a pesquisa, buscando trazer informações que todos nós gostamos de ver, mas nem sempre conseguimos ver de forma resumida. Assim, reuni os principais dados do nosso elenco, que aparecem no quadro acima, e abro a discussão que eu espero que se alongue e se enriqueça com os comentários dos nossos frequentadores.
Do elenco que consta na minha fonte, deixei de fora apenas o Liedson, confiante de que a equipe do Dr. Runco (está em Londres, certo ?) fará uma análise profunda antes de validar a sua contratação, e os jogadores Paulo Sérgio e Fabiano Oliveira, porque não pude confirmar se eles ainda estão sob contrato, e li recentemente que foram colocados para treinar a parte. Não consegui saber também se o Vitor Saba está ou não sob contrato e até quando vai este contrato, se existir, mas ele também aparece no elenco.
Começo chamando a atenção para a grande oportunidade que temos de NÃO RENOVAR com vários jogadores que possuem contrato vencendo no final deste ano e início do próximo. São eles : Léo Moura, Renato Abreu, Maldonado, Bottineli e Deivid. Por mim, receberiam todas as homenagens pelo que fizeram e os votos de que sejam mais úteis em algum outro time do que vem sendo no Flamengo. Ou se recolham em uma aposentadoria digna e deixem de pesar na folha salarial do Flamengo.
Outros jogadores com contrato vencendo no final deste ano fazem parte do Grupo “Cabelo de Freira”, porque todo mundo sabe que existem mas ninguém vê : Thiago Medeiros, Rômulo e Jorge Luiz.
Ainda com contrato ate o final do ano, temos Artur Sanches, Hernane, Magal, Wellington Silva, e Amaral. De todos, me parecem adequados de serem mantidos o Amaral e o zagueiro Artur Sanches. Mas ainda é muito cedo para chegar a esta conclusão ou para “rifar de vez” os outros. Mas com certeza nosso time vai precisar de novos laterais. Apesar de serem jogadores “para compor o time”, é difícil imaginar Wellington Silva e Magal como titulares.
Uma coisa que me chamou a atenção é o longo tempo de contrato que temos com os principais jogadores jovens. Pelo menos nisso devemos elogiar a atual diretoria. Tirando Matheus, que não consegui saber até quando vai o contrato, todos tem vencimento de 2014 em diante, muitos até 2016. Só o Camacho tem contrato mais curto, até junho de  2013. Isso permite fazer um belíssimo planejamento com esta garotada, reforçando a parte física e aprimorando a parte técnica.
Mais alguns pontos merecem atenção. Mesmo quem defende ardorosamente a escalação dos jovens pode perceber que vamos ter dificuldades para este ano caso não façamos mais contratações. Não acredito em sucesso no campeonato brasileiro deste ano com um time formado só de garotos. É preciso mesclar um pouco, e dos que vem jogando como titulares, ou são jogadores com mais de 30 anos ou são muito jovens. São poucos os jogadores na faixa de 23 a 29 anos. Que São Judas ilumine o Dorival a conseguir o equilíbrio exato neste aspecto.
Estou muito empolgado com o ritmo de treinos e principalmente com o TIPO de treinamento que temos feito. Acredito que muitos jogadores, principalmente os mais jovens, tem muito a ganhar com a repetição de fundamentos. Outro ponto positivo é o fato de testarem vários jogadores, inclusive os mais jovens, NO TREINAMENTO. É um absurdo colocar os jovens para jogar 20 ou 30 minutos em um jogo importante (e todos são importantes) sem que o jogador tenha treinado na função. E neste elenco ainda faltam ser acrescidos alguns jovens da base em que eu deposito esperanças, como o lateral João Felipe, o volante Vitor Hugo e o atacante Nixon. Resumindo, pelo menos para mim, a esperança voltou.
Que a diretoria não complique o que temos de bom, pague os salários e compromissos em dia, e vamos em frente ! Pra cima deles, Mengão !

Deixe o seu comentário! Obrigado, BLOG FLAETERNO!