De 63 pra cá muita coisa mudou, menos o meu amor pelo Flamengo

Bom dia, queridos FlaEternos !!!
Agraciado com o convite feito pelo Marco Pellegrino, aqui estou, humildemente, pronto a colaborar com esse time pra lá de competente, mas como disse o amigo Maurício, cheguei devagar… “devagarinho” à la Martinho da Vila e nesse momento, estou bastante ansioso e preocupado em preparar o primeiro texto. Mas vamos lá !!!

 Vcs lembram-se muito bem das plataformas dos trens lotadas com aquele “mar” em vermelho e preto dos tempos áureos do nosso Maracanã? A ponte Rio Niterói com vários ônibus fretados pelas torcidas de Niterói e São Gonçalo. A Av. Brasil e as Rodovias Pres. Dutra e Washington Luiz, de igual forma, com vários ônibus vindos de outros municípios do RJ e de outros Estados também? Então… Havia apelo promocional para aquelas partidas importantes, principalmente nas finais entre FLAMENGO X Vasco, quando os presidentes, Márcio Braga e Eurico Miranda se “digladiavam” nas rádios e TV antes das partidas, incitando com isso as torcidas, que compareciam em massa, lotando o estádio, muitas vezes com mais de 160 000 pagantes, fora os “bicões”, idosos e crianças acompanhadas.
 Meu “debut” no Maraca foi em 63 e provei ser “pé quente”, pois vi o FLAMENGO levantar o Campeonato Carioca com o seguinte time base: Marcial, Murilo, Luís Carlos, Ananias e Paulo Henrique; Carlinhos, Nelsinho (Gerson), Espanhol (Geraldo), Aírton, Paulo Choco (Dida) e Osvaldo. Artilheiro: Aírton, com 15 gols. Foi um sufoco danado, pois o Escurinho do Flu perdeu um gol daqueles feitos no fim da partida. Mas aquele 0 X 0 valeu o nosso título. Voltando ao assunto, não havia jogos passados nas TVs abertas, nem pagamento pela TV aos Clubes, como há hoje, até de maneira antecipada. Segundo informações recebidas, a média que cada clube arrecada da TV é na faixa de R$ 600 mil reais por partida. Para os clubes, não há interesse em divulgar tanto as partidas, até pq o faturamento já está garantido. Sem contar que os grandes estádios estão sendo reformados, mas prefiro ater-me ao nosso Maracanã. Vcs imaginam quanto o FLAMENGO já deixou de arrecadar jogando em Macaé, V. Redonda e Engenhão, nos jogos pelo CC e pelo CB?

O que está equilibrando, bem ou mal, para os Clubes, são as cotas da TV, venda de pacote fechado. O que tem de gente assistindo os jogos em bares? Nem podemos colocar a culpa na falta de segurança, que havia antes, com arrastões. Eu mesmo já fiquei no meio de um à saída do Maracanã e no trem, na volta para casa após uma partida. Isso há bastante tempo. A segurança melhorou consideravelmente. A lamentar, a selvageria ainda existente, com torcedor de um clube querendo arrancar a camisa, bater e até matar o torcedor adversário. Até 2009, quando ainda tínhamos o Maracanã e um excelente time e fomos HEXA do Brasil, a história era outra. Mas hoje, com uma Diretoria que não tem a preocupação de formar um elenco para disputar títulos, priorizando outros esportes, sem um estádio que comporte a nossa torcida, fica muito difícil lotar um estádio, por menor que ele seja. E tem outra, Maracanã com quase 200 000 pessoas nunca mais !!! Acho que será para 80 mil no máximo, não sei ao certo, ou nem isso! Preços populares? Também acho difícil. Vão querer recuperar a bagatela de 1 bi, e os preços serão altos, para os futuros frequentadores do novo Estádio Mário Filho. ps: Achei um crime mexer no que estava pronto, lindo !!! O Maracanã foi preparado para os Jogos Pan Americanos de 2007 e no meu entendimento, estava irretocável, mas a FIFA impôs à CBF uma reforma onde estão gastando o dobro do que gastariam, caso construíssem outro Estádio. Mas… Esse é o nosso Brasil !!! 
Bem, amigos: Como vc já observaram, gosto de falar mais do passado glorioso do nosso FLAMENGO. Sei que os mais “usados” pelo tempo, ainda se recordam, mas os mais jovens gostam de ouvir essas histórias do passado glorioso do nosso Clube de coração.
Mais uma vez, agradeço ao Marco Pellegrino pelo convite e estou pronto para receber a nota de vocês. A todos, um abraço FLAETERNO.

Elias da Costa e Silva.
Advertisements

Deixe o seu comentário! Obrigado, BLOG FLAETERNO!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s