SAUDADE DAS MARAVILHOSAS TARDES DE DOMINGO.


Não tem jeito !!! Sou rubro negro e saudosista assumido mesmo !!!

 Quanta saudade eu sindo do meu velho pai, de saudosíssima memória, ao qual sou agradecido eternamente por ter-me educado e ensinado os princípios básicos para ser um cidadão, e a amar o FLAMENGO também, pois isso faz parte da educação. Saudade também, dos tempos em que íamos ao Maracanã para nos deleitarmos em ver o nosso time de coração jogar. No trajeto, ao passarmos por ônibus fretados ou por carros com torcedores vestidos com o manto, era uma festa tremenda, buzinada de cá, buzinada de lá, como se fôssemos grandes amigos ou velhos conhecidos. Bastava vestir rubro negro e a festa estava feita.

 Chegávamos cedo, sempre, tendo preliminar ou não. Assistíamos aos poucos, a massa chegando,  numa alegria que só nós podemos descrever. Na hora em que as torcidas organizadas entravam, desfilando numa fila organizada, cantando o nosso Hino Nacional (HINO DO FLAMENGO, é claro), desfraldando os bandeirões rubro negros era algo indescritível, motivo de aplausos de todos no estádio.

     E a Charanga ??? Primeira torcida organizada no nosso País ??? Velho e bom baiano, Jayme de Carvalho (já falecido)e D. Laura, lembro-me como se fosse hoje, pois gostávamos de ficar bem pertinho daquela bandinha que não parava de tocar um instante sequer, animando a turma da arquibancada e incentivando o nosso time em campo.

 

     Havia um torcedor, um senhor negro, chamado Gerdau ou Gerdal, não sei ao certo, que gritava da geral, orientando os jogadores quando havia um jogador pronto para receber a bola. Gritava “ladrão” quando o nosso jogador não via o adversário chegando. Nos jogos de quarta feira à noite, mais vazio, o seu grito ecoava longe. Ele ainda colocava as mãos abertas ao lado da boca, para dar mais sonoridade à voz. Era muito engraçado aquele torcedor, como gritava incentivando o nosso time. Bons tempos !!!

 

 Lembro-me da “pedra de gelo” que o Dé atirou, tirando a bola dos pés do nosso zagueiraço Reyes (de saudosa memória). Triste lembrança, pela malandragem do “Aranha” que fez o gol e pelo grande jogador que foi o paraguaio, que foi contratado para ser meio de campo, mas firmou-se atuando de quarto zagueiro.

 

 Teve uma partida, pelo BR ou Rio-SP em que o Fio Maravilha foi o Pelé naquela tarde. Vencemos o Santos por 2 x 0, com dois gols dele, sendo um de falta, que eu nunca havia visto. O Fio era meu ídolo, acreditem. Ia aos jogos na esperança de ver uma jogada genial dele, mas via as caneladas que dava na bola também. Grande Fio, hoje, comerciante em San Francisco-USA.

 

Do título de 87 até 92, passei a ir mais com meus filhos, ainda pequenos. Inclusive na decisão de 92 lá estávamos, quando levantamos o BR e houve aquela queda de parte daqueles ferros que circundavam as arquibancadas, com vários torcedores caindo.  Foi triste assistir aquela cena, pois estava nas cadeiras azuis e vários torcedores caíram bem à nossa frente.

 

 Bem, amigos, em 93 aconteceu uma tragédia, com a perda do meu companheiro de Maracanã, o Renatinho, num acidente, o que deixou-me bastante triste e desanimado em voltar a assistir os jogos, inclusive. O que só fui fazer alguns anos depois, mesmo assim procurando coragem para ir. Mas nunca mais foi nem será a mesma coisa. Que me desculpem vcs, não quero comovê-los. Há coisas inexplicáveis e essa é uma das mais … a perda de um filho.

 

Mas, deixando a tristeza de lado e voltando a falar de coisa boa, voltemos ao Zico. Há quanto tempo o nosso time não tem um jogador “referência” ??? Nas últimas partidas, tem sido o Cléber Santana, nada que se compare ao nosso ídolo. Se colocarem um cara colado nele, vamos viver de que? Hoje, vejo bom bons olhos, o menino Adryan, que em campo é o que mais se assemelha ao Zico, e creio que ele ainda dará muitas alegrias à NRN.

 

Aos queridos FLAETERNOS deixo aqui uma mensagem final: Falam tanto em cair para a segundona, não é ??? Isso não é com a gente, pois clube GRANDIOSO não cai !!!

 Abç e SRN.

Anúncios

Deixe o seu comentário! Obrigado, BLOG FLAETERNO!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s