Por um time valente em campo, onde os melhores sejam sempre titulares !

Salve 2013, o ano que esperamos tanto para chegar que uma das frases mais escritas no FlaEterno foi “e 2012 que não acaba nunca… Pois bem, já ouvi “e 2014 que não chega”…
Isso porque o time não contratou ninguém e, pior, renovou com aqueles que nos fizeram passar raiva no ano que passou, como Léo Moura e Renato Abreu. Além disso, não tivemos notícia de uma “barca de verdade”. Maldonado e Bottineli nem eram as prioridades para sair, pelo menos na minha humilde opinião.  O que vai ser feito com o Wellington Chutão, por exemplo ? E o Grêmio, não queria o Ibson ?
Ah, e ainda perdemos o Wellington Silva, responsável pelas poucas vezes em que tínhamos esperança de uma boa jogada no final do ano passado. Salários atrasados, alguns jogadores preferindo outros clubes ao invés de desejarem ardentemente jogarem no Flamengo, falta dinheiro para contratar e o “respiro” que esperávamos com novos patrocínios parece destinado, “penhoradamente”, a quitar dívidas passadas.  Parece um começo de ano pra lá de difícil, concordam ?
Pois bem. É nessa hora que precisamos manter a cabeça no lugar, cobrando providências mas dando espaço para a estruturação que se faz necessária. Eu já defendia aqui que fizéssemos uma homenagem aos nosso dois jogadores Masters e os mandássemos passear, por exemplo. Mas a diretoria renovou com eles. Uma pesquisa de um site, por exemplo, diz que 73% dos que responderam queriam a renovação com o Leo Moura. Para mim, quem respondeu isso ou não entende de futebol ou foi influenciado pelos anos de serviços prestados, por alguns gols ou cruzamentos memoráveis que ficaram em suas memórias. Mas a diversidade é assim mesmo. Como ninguém é dono da verdade, vamos respeitar estes torcedores, que imagino que não sejam “organizados”, que tiveram esta opinião. Pelo menos os contratos foram de um ano só (homenagem no final do ano, podem começar a preparar !) e tenho muita fé que essa diretoria não deixará os “masters” serem escalados se não jogarem bem. O próprio Ibson, outro jogador extremamente contestado neste time, andou amargando um banco em várias ocasiões. Se valer a máxima de “joga quem estiver melhor”, que eu sinceramente acredito que seja um lema a ser seguido nesta nova gestão, vamos ver em 2013 os garotos da base finalmente sendo escalados e treinando com os titulares. Bem, alguém poderia dizer, mas se isso não ocorreu antes, com o próprio Dorival no comando, porque aconteceria agora ? Porque antes não havia uma hierarquia de poder organizada na Gávea. Como a presidente não entendia do riscado, a briga por espaços acontecia nas mínimas coisas, e ninguém chegava no atleta para dizer qual era a regra do jogo. Eu imagino que com dirigentes profissionais e diretores que realmente querem o bem do Flamengo, isso não vai mais acontecer. Eu realmente acredito no fim da influência da “Máfia do INSS”. E olha que eu fui um dos que mais se revoltaram com esta “auto-escalação” dos medalhões em detrimento dos nossos jovens talentos. Sem trocadilho, eu quero que estes talentos apareçam (porque só no Flamengo isso não iria acontecer ?) e não que tenhamos mais um ano em que a resposta para quem pergunta “como está o nosso meio campo ?” seja “Tá lento !”.

A grande dificuldade, a meu ver, é conciliar a renovação ou manutenção destes jogadores “lentos” com a inserção dos nossos jogadores mais novo no time titular . Espero que a convocação de Samir, Matheus e Adryan para a Seleção Brasileira Sub 20 que começa uma disputa dia 9, e que um bom desempenho do nosso time na Copinha (que começa neste sábado dia 5) sejam alentos para essa renovação que já deveria ter sido iniciada em 2011, tão logo os jogadores levantaram a Copa SP de Futebol Jr. Falamos tanto de contratações e chegada de jogadores consagrados que acabamos esquecendo os nossos jogadores, alguns nem tão novos assim, mas com certeza muito melhores do que boa parte dos contratados recentemente.
Para exemplificar, o Luiz Antonio, a meu ver, deve ser titular na meia direita, não importa quem ele barre. O goleirinho Cesar, como terceiro goleiro, está mais que bom. A menos que o Alex Silva volte arrebentando a boca do balão, sou muito mais dar chances ao Frauches do que insistir com um jogador que já deixou os bons tempos tão para trás. Se hoje minha dupla de volantes ideal ainda é Amaral e Cáceres, tenho certeza de que o Muralha substituiria qualquer um deles muito bem, sem perder a qualidade no passe. Tenho muita esperança ainda no Vitor Hugo, que teve um 2012 ruim em função de contusão e no Lorran, jogador muito técnico, a meu ver bem melhor como meia do que foi o Renato Augusto, por quem tantos ainda suspiram. No ataque, como comparar um Liedson dispensado por deficiência técnica em outro time com a rapidez e gana de um Nixon ou de um Lucas. Mesmo tenho jogado fora de posição, não é possível que um jogador como Thomás precise sair do clube para ser valorizado.
Que essa diretoria consiga realmente levantar a situação real (auditoria), e se estruturar financeiramente, tal qual uma “fênix” que se renova após ser consumida pelas chamas, mas que não perca o olho da situação do futebol. Não foi a falta de cloro nas piscinas que elegeu a Chapa Azul. Foi o clamor público pela falta de time e pelos comportamentos indignos dos dirigentes do futebol na relação com os atletas e com a dimensão do Flamengo. A relação com a torcida é construída, principalmente, pelos resultados. E nós podemos até suportar um carioca sofrido e uma Copa do Brasil com muitas dificuldades para serem superadas. Mas não vamos aceitar um time acovardado, tocando bola pro lado ou envelhecido, apodrecendo em campo enquanto os nossos valores assistem ao campeonato de fora do campo. Acorda, Dorival ! Já que é você o escolhido para iniciar este ano, tenha consciência da grandeza e da importância do lugar que você ocupa. Queremos um time valente, como reza a nossa tradição ! Passados os primeiros meses, o clube se acertará e acredito que vá iniciar uma nova era de ouro pro Flamengo, com títulos, time, futebol bonito, participação da torcida, marketing inteligente, e muita, muita alegria para esta imensa Nação. SRN !
Advertisements

Deixe o seu comentário! Obrigado, BLOG FLAETERNO!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s