AS BOLAS DAS COPAS DO MUNDO DE FUTEBOL

Meus Amigos Rubronegros, vendo a história se repetir, com o FLAMENGO voltando a ser patrocinado pela marca de material esportivo mais importante do mundo – a ADIDAS – que nos deu muitas alegrias com a sua parceria, entre elas, as maiores de todas que foram as conquistas das Copas Libertadores da América e Mundial de clubes em 1981, volto a postar uma coluna que fala sobre “AS BOLAS DAS COPAS DO MUDO DE FUTEBOL”, agora atualizada, com a inclusão das bolas ADIDAS que serão utilizadas na Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de futebol 2014, ambas competições a serem disputadas no Brasil.


Como vocês já sabem, desde o início do futebol, lá no século XIX até a Copa de 1966, na Inglaterra, o futebol era jogado com a antiga bola de couro com gomos retangulares. Pesada, principalmente quando molhada, a bola chegava muitas vezes a machucar os atletas. Geralmente marrom, a velha bola de couro nem era vista como produto de marketing e comercialização. 
 No Brasil a partir da década de 60, as marcas fabricadas mais comercializadas era a DRIBLE(marrom alaranjada e mais leve) e a DORWALL(parece-me que era esse nome, avermelhada e mais pesada, principalmente quando molhada) ambas feitas de couro com gomos retangulares.
Só em 1970 é que essa situação começou a mudar. A empresa alemã adidas tornou-se a fornecedora oficial das bolas das Copas e a cada edição exibe um novo modelo, cada vez mais moderno.

Adidas
As três listras inconfundíveis foram inventadas pelo fundador Adi Dassler e, em 1949, apareceram pela primeira vez em calçados. Nas roupas Adidas, a marca deu as caras em 1967. O símbolo trifólio (que lembra um trevo de três folhas) surgiu em 1971 e já foi usado nas roupas da empresa no ano seguinte. Continua aparecendo na coleção Adidas Originals até hoje. Em 1997, a logomarca inventada pelo Diretor de Criação Peter Moore transformou as três barras em uma montanha – a explicação é que ela representa os objetivos e desafios pelo caminho. A compra do grupo francês Salomon, especializado em vestuário para esqui, em 1998 causou a criação de uma logomarca para assinar documentos corporativos. As três imagens do ano de 2002 eram usadas, respectivamente, nas coleções Sport Performance, Sport Heritage e Sport Style. Em 2006, as duas últimas coleções passaram a usar as três listras seguidas pelo nome da marca.


AS BOLAS NAS COPAS DO MUNDO


19301930
Na Copa do Mundo de 1930, a bola de era feita de couro e tinham uma abertura por onde entrava uma câmara de ar de borracha. Essa abertura era depois costurada com cadarço e isso era um tormento para os jogadores, que sofriam na hora do cabeceio. Quando molhada, o couro absorvia a água e a bola ficava com quase o dobro do peso. Alguns jogadores usavam faixas ou toucas na cabeça para aliviar o atrito na hora de cabecear. Na final da primeira Copa, uruguaios e argentinos desentenderam-se por causa da bola. Os donos da casa queriam utilizar a sua na final, mais pesada. Os argentinos não abriam de usar a bola fabricada por eles, mais leve. A saída, então, foi disputar um tempo com cada bola. No primeiro, a Argentina, com sua bola, ganhou por 2 x 1. No segundo tempo, com a bola dos uruguaios, o time da casa fez 3 gols, ganhando a partida por 4 x 2 e conseqüentemente a primeira Copa do Mundo.

1950
1950
A bola utilizada na Copa do Mundo no Brasil era da marca Superball, que chegou até a colocar algumas faixas nos estádios fazendo propaganda. Nessa época, a costura da bola já era interna e não havia mais a abertura e o cadarço. Seu couro, porém, continua pesado quando encharcado. A bola de 18 gomos, similar à ilustrada à esquerda, fez sua primeira aparição aqui e foi usada, de várias formas, até 1962.

1966
1966
Chamada de “Special Edition”, a bola foi produzida pela empresa inglesa Slazenger. Foram feitas 300 dessa bola, que tinha 24 gomos, para o mundial todo de 1966.

19701970Telstar
Na Copa do México, a primeira bola ADIDAS utilizada foi a Telstar, ainda de couro, mas com cores e desenho completamente inovadores. Com 20 hexágonos brancos e 12 pentágonos pretos, a bola tornou-se um clássico do esporte.

.19741974Telstar
Dois modelos foram utilizados na Copa da Alemanha: a Telstar, a mesma de 1970, e a Chile, que era toda branca.

1978
1978Tango
Na Argentina, a bola ganhou um novo design, mais elaborado, e foi chamada de Tango.

19821982TangoEspana
A Adidas fez a Tango Espanha, e inovou com uma costura impermeável.

19861986Azteca
No México, a bola Azteca foi a primeira feita em material sintético, totalmente impermeável. O couro definitivamente fora aposentado.

19901990EtruscoUnico
Na Copa da Itália, o modelo Etrusco foi o primeiro com impermeabilização total, graças a uma capa interna de espuma de poliuretano.

19941994Questra
A empresa alemã desenvolveu um novo material Questra, que era a espuma de polietileno, que tornou a bola mais rápida.

19981998Tricolore
Na França, a bola Tricolore foi revestida com uma capa de espuma sintática, que servia para aumentar sua durabilidade.

20022002Fevernova
A novidade da bola Fevernova foi o design completamente diferenciado das demais bolas dos mundiais, com mais cores, e o material, que passou a contar com três camadas de espuma sintática. Essa tecnologia permitia um desgaste menor da bola ao final da partida.

20062006teamgeist
A bola oficial da Copa de 2006 era chamada de Teamgeist (espírito de equipe em alemão). Com uma esfera perfeita, a bola é formada por apenas 14 gomos, se tornando mais lisa e com menos pontos de contato. Feita com mesmo material da Copa de 2002, a bola volta a contar com o predomínio das cores branca e preta.

2010
jabulani_2010
 Na  sexta-feira, dia 4/12/2009, foi apresentada a bola oficial da Copa do Mundo de 2010 durante a cerimônia do sorteio dos grupos. Chamada de “Jabulani” ou celebrar em português, a bola traz a imagem do estádio de Johanesburgo, desenhado em onze cores, em homenagem aos onze jogadores de um time de futebol e também as onze línguas faladas no país e as onze comunidades sul-africanas. Outra característica é que a bola, com estrutura em EVA e paineis de TPU, tem apenas oito gomos.
No programa esporte espetacular do dia 13/12/2009, o nosso PET a testou junto com o goleiro RICARDO BERNA do FLU. A impressão que eles tiveram da bola “Jabulani” da ADIDAS, como não poderia deixar de ser ,  acharam um pouco diferente e disseram que tinha que treinar mais com ela pra se acostumar. O PET disse que a bola era boa e que pegava um bom efeito, já o goleiro do FLU falou que pros goleiros vai dar mais trabalho por desviar com facilidade ao se chutar com efeito. Apesar das observações, eles aprovaram a nova bola.


Conheça a ADIDAS “Cafusa”, a bola da Copa das Confederações 2013



A bola do torneio se chamará Cafusa (Fifa/Divulgação)

Na Copa das Confederações, o principal objeto do torneio ganhou o nome de Cafusa. A bola foi apresentada pelo ex-jogador da Seleção e capitão do penta, Cafu, durante o sorteio dos grupos da competição.
O jogador explicou que o nome é uma referência ao termo cafuso, que significa a mistura das raças negra e indígena. O nome támbém uma mistura de três palavras que são referências da cultura nacional: CArnaval, FUtebol e SAmba. Cafu fez graça a respeito do nome da bola, explicando que não era uma homenagem a ele.
No sorteio, foram definidos os três adersários do Brasil na primeira fase do torneio: Japão, México e Itália. Confira a tabela completa dos jogos:

Tabela da Copa das Confederações 2013

Participantes:
Brasil – País-sede
Espanha – Campeã da Copa do Mundo 2010
Itália – Vice-campeã da Eurocopa 2012 (ganhou a vaga porque a Espanha já havia vencido a Copa do Mundo)
Uruguai – Campeão da Copa América 2011
México – Campeão da Copa Ouro da CONCACAF 2011
Japão – Campeão da Copa da Ásia 2011
Taiti – Campeão da Copa das Nações da OFC 2011
Nigéria – Campeão da Copa africana de nações 2013

Grupo A – Brasil, Itália, México e Japão
1ª rodada
15/06 – Brasil X Japão
16/06 – Itália X México
2ª rodada
19/06 – Brasil X México
19/06 – Itália X Japão
3ª rodada
22/06 – Brasil X Itália
22/06 – México X Japão

Grupo B – Espanha, Uruguai, Taiti e Nigéria
1ª rodada
16/06 – Espanha X Uraguai
17/06 – Taiti X Nigéria
2ª rodada
20/06 – Espanha X Taiti
20/06 – Uruguai X Nigéria
3ª rodada
23/06 – Espanha X Nigéria
23/06 – Uruguai X Taiti

Semifinais
26/06 – 1º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B
27/06 – 1º colocado do Grupo B x 2º colocado do Grupo A

Disputa do 3º lugar
30/06 – Perdedor da semifinal A x Perdedor da semifinal B

Final
30/06 – Vencedor da semifinal A x Vencedor da semifinal B



ADIDAS “Brazuca” – nome da Bola Oficial da Copa do Mundo de 2014
(FIFA.com) 
“adidas Brazuca” – nome da Bola Oficial escolhido por torcedores brasileiros
A FIFA, o Comitê Organizador Local e a adidas, Parceira da FIFA, revelaram o nome da Bola Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™. A bola se chamará adidas Brazuca, nome escolhido após uma votação que contou com a participação de mais de um milhão de torcedores brasileiros, na qual atingiu 70% do voto do público.
A adidas, fornecedora da Bola Oficial da Copa do Mundo da FIFA™ desde 1970, inspirou-se em elementos da cultura brasileira para desenvolver uma lista com três alternativas de nomes para a bola. Além do vencedor Brazuca, ainda havia mais duas opções de nomes: Bossa Nova Carnavalesca.
Milhares de torcedores brasileiros votaram nos seus nomes preferidos. Essa foi a primeira vez que os torcedores estiveram diretamente envolvidos na escolha do nome da bola da Copa do Mundo da FIFA™.
Brazuca é um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país. Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol.
Apesar da definição do nome, os torcedores terão de esperar um pouco mais pelo lançamento da bola adidas Brazuca. Atualmente, ela está sendo desenvolvida e testada em todo o mundo por vários clubes e federações, antes do seu lançamento para a Copa do Mundo da FIFA 2014™.
Este fato de a ADIDAS ser fornecedora das bolas das Copas do Mundo de futebol, é mais uma prova da importância dessa marca no esporte e, que só nos enche de orgulho o fato de termos sido campeões mundiais sob o patrocínio dela e, agora mais uma vez, o FLAMENGO conta com esse patrocínio como TOP FIVE INTERNACIONAL da ADIDAS!!!!!!!

P.S: Notícia de última hora – Após a realização de extensivos testes, a Fifa confirmou nesta terça-feira (19/02/2013) que a chamada tecnologia da linha do gol (TLG) será utilizada na Copa do Mundo de 2014 e na Copa das Confederações deste ano, no Brasil.
Uso de chip na bola é um dos sistemas disponíveis

“O objetivo é utilizá-la para ajudar os árbitros, instalando um sistema em cada um dos estádios. Após a correta instalação da mesma, serão realizados testes com a arbitragem antes dos jogos”, explica a Fifa em seu website.
Anúncios

Deixe o seu comentário! Obrigado, BLOG FLAETERNO!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s