SÓCIO-TORCEDOR


Amigos queridos do Flaeterno.
Gostaria de escrever um pouco sobre o programa de sócio torcedor do Flamengo, vital ao futuro e reestruturação do nosso querido clube.
Acho que um programa sócio torcedor é imprescindível na atualidade para um Clube de Futebol Profissional de massa, como é o nosso, e indesculpável o modo como foi tratado pela administração anterior (aliás, como tudo foi tratado, com descaso, irresponsabilidade e amadorismo). Também, convenhamos, nenhum programa daria certo, pois o que observávamos do torcedor, o que líamos através das redes sociais, e que refletia nosso próprio sentimento, é que a esmagadora maioria dos rubro-negros não se encontrava definitivamente a fim de contribuir sequer com R$ 1,99 (um real e noventa e nove centavos), de forma direta ao Clube, graças ao total descrédito dos antigos dirigentes.  A questão do descrédito, essencial para um programa como este funcionar no Flamengo, foi resolvida graças à eleição dos Blues, profissionais sérios, competentes e atuais mandatários do Clube.
Penso, entretanto, que outras questões devem ser discutidas.
Por exemplo, o valor inicial do plano.  Acho R$ 39,90 (trinta e nove reais e noventa centavos) mensais um valor alto, e que afasta, por um motivo ou por outro, principalmente pela questão financeira, uma gigantesca parcela de rubro-negros ávidos por participar.
O Maurício, há alguns dias, postou o link da ‘Coluna do Flamengo’ com um comparativo e análise interessante sobre o Programa Sócio Torcedor do Flamengo e do CUrintia (http://www.noticiasfla.com.br/2013/03/confira-uma-comparacao-de-socio-torcedor-do-flamengo-x-corinthians.html. A estratégia, segundo o autor do texto, é a de vender o Clube (Fla) mais caro que os rivais e obter assim, mais e maior lucro, mesmo com menos associados, considerando, por exemplo, que o valor mais baixo do plano do CU rintia é de R$ 15,00 (quinze reais) e o nosso é o de R$ 39,90 (trinta e nove reais e noventa centavos).  Para ele, mais importante do que termos o maior número de associados, é termos uma arrecadação maior que a do Clube Paulista.  O autor do texto achou genial a tacada. Eu analiso como um grande equívoco.  Tão equivocado, que me custa acreditar que seja a estratégia dos atuais dirigentes.  Afinal, o Flamengo não pode visar apenas o lucro, ou o maior lucro, se isso implicar na exclusão da participação de uma enorme parcela de seus torcedores. Mais do que arrecadar, o maior objetivo do plano deveria ser o de reaproximar a torcida, tão maltratada e afastada na participação direta por conta das desastrosas e malévolas gestões anteriores. Ao final, depois de um determinado período de tempo, essa reaproximação compensaria a venda do Flamengo de forma mais realista e acessível. Mesmo que isso nos custasse eventualmente alguns milhões de reais durante um ou dois anos, dentre algumas outras dezenas de milhões que iremos arrecadar. Pensemos em 200.000 (duzentos mil) associados que talvez adiram ao programa.  Vamos arredondar para 350.000 (trezentos e cinquenta mil), para chegarmos a 1% (um por cento) do total de nossa torcida.  Mas, e quanto aos outros 99%?  Não merecem ter pelo menos a oportunidade de efetivamente participar? Ou devem ficar de fora somente porque não podem pagar o valor do plano?  São justamente esses 99%, ou 34.150.000 (trinta e quatro milhões, cento e cinquenta mil), que somados aos outros 1%, tornam o Flamengo a poderosa marca que é, simplesmente por serem e se declararem torcedores do Clube.
Não sou do ramo do marketing, mas sou consumidor, e acima de tudo, torcedor.  E, pinçando vários comentários e propostas dos colegas do Flaeterno e algumas poucas minhas, proponho-me a apresentar algumas ideias, que poderiam tornar mais acessível e atraente o Plano.
Primeiro, permitir que todos participem, pagando ou não.  A ideia de fazer um cadastro ao alcance de todos os rubro-negros, de forma gratuita, foi excelente. Eu me cadastrei, assim como os amigos do site e tantos outros rubro-negros afora, tão logo tomamos conhecimento. Mas, por que não desenvolver mais a ideia e levá-la adiante? Até hoje, não recebi sequer um único e-mail, contendo qualquer assunto. Por que não integrar todos os participantes?  Promoções exclusivas em lojas conveniadas ou próprias de produtos do Flamengo (o torcedor receberia um cartão para usufruir dessas promoções), divulgação de noticias, entrevistas e boletins de forma exclusiva, reiterados convites para participar do programa sócio torcedor, etc. Ações simples, mas que reaproximariam os rubro-negros do país inteiro junto ao Clube, primeiro passo para torná-los efetivos consumidores do Flamengo e, em seguida, Sócios Torcedores pagantes.
Segundo, aperfeiçoar o programa de sócio torcedor vigente.  Particularmente, entendo que por R$ 39,90 (trinta e nove reais e noventa centavos) e, principalmente os valores mais altos, a paixão do torcedor não deve ser o maior apelo para buscar associados.  Realisticamente falando, por mais que queiramos que duzentos mil torcedores se associem por esse valor considerando como argumento principal a paixão pelo Clube, não sei o quanto isso é viável.  Esse é um valor em que o torcedor tem que receber efetiva contrapartida, para tornar-se atraente. E aqui não fala um torcedor que ama o Flamengo, mas um torcedor que pensa em como o Clube pode cooptar o maior número de clientes a partir das faixas mais caras do Sócio Torcedor.
Falando agora o torcedor que ama o Flamengo, que quer participar, mas que não pode, no momento, disponibilizar R$ 39,90 (trinta e nove reais e noventa centavos) mensais, penso então que, se o programa do CU rintia funciona com R$ 15,00 (quinze reais), por que o nosso não funcionaria?
Então, através do apanhado das colocações dos amigos do Site e uma ou outra ideia minha, ouso sugerir, diante do que já existe e considerando algumas inovações, o seguinte (sublinhando o que diferencia o plano mais caro do mais barato):
PROGRAMA SÓCIO TORCEDOR
Flamengo para Todos (R$ 15,00) – Dá ao torcedor o direito de participar de sorteios de produtos oficiais do Flamengo (excluídas camisas oficiais), de ações promocionais exclusivas em seus respectivos estados, que serão continuamente realizadas pelo Flamengo, tais como promoção de encontro com ídolos, dias de autógrafos com jogadores, sorteio de ingressos para assistir ao Time B (a ser montado) em excursão pelo país, etc. Não dá direito a qualquer tipo de prioridade.
Raça (R$ 39,90) – Dá ao torcedor direito apenas de prioridade no ingresso, sem dependentes, e à participação de sorteio, após o pagamento da primeira parcela, de produtos oficiais do Flamengo, incluindo camisas oficiais, além do que o programa “Flamengo para Todos” oferta.
+Raça (R$ 69,90) – Plano que a diretoria considera para aqueles “que querem ajudar mais o clube do coração”. Dá mais prioridade na compra do ingresso, mas ainda sem possibilidade de dependentes, e dá direito à participação de sorteio, após o pagamento da primeira parcela, de produtos oficiais do Flamengo, incluindo camisas oficiais, e sorteio de ingressos para jogos do Flamengo.
Amor (R$ 99,90) – Além da prioridade de compra, já dá o direito de um dependente, ao preço de R$ 30 adicionais, e à participação de sorteio, após o pagamento da primeira parcela, de produtos oficiais do Flamengo, incluindo camisas oficiais.  Garantido o direito a retirada de um ingresso por semestre, sem direito a Clássicos.
+Amor (R$ 129,90) – Prioridade de compra em relação a todos os níveis do programa anteriores, e direito a dois dependentes ao mesmo preço de R$ 30 adicionais; e à participação de sorteio, após o pagamento da primeira parcela, de produtos oficiais do Flamengo, incluindo camisas oficiais.  Garantida uma Camisa Oficial (sem sorteio) após o pagamento da 12ª parcela. Garantido o direito a retirada de um ingresso por semestre, sem direito a Clássicos.
Paixão (R$ 159,90) – Prioridade superior na compra dos ingressos e dois dependentes ao mesmo preço de R$ 30 adicionais por cada membro, e à participação de sorteio, após o pagamento da primeira parcela, de produtos oficiais do Flamengo.  Garantida uma Camisa Oficial após o pagamento da 12ª parcela. Garantido o direito a retirada de um ingresso por semestre, com direito a um Clássico.
+Paixão (R$ 199,90) – Plano máster com prioridade para qualquer jogo do Flamengo, e três dependentes ao mesmo preço de R$ 30 adicionais por cada membro, e à participação de sorteio, após o pagamento da primeira parcela, de produtos oficiais do Flamengo.  Garantida uma Camisa Oficial após o pagamento da 12ª parcela. Garantido o direito a retirada de um ingresso por semestre, com direito a um Clássico ou final de campeonato.  Direito a participar do sorteio de um automóvel da Marca Peugeot após o pagamento da 12ª parcela.
Para todos os planos, as ações atuais, sempre divulgadas pelo Maurício e outros amigos, que recebem as comunicações por e-mail, poderiam continuar sendo realizadas.
Claro, a total discordância ou mais sugestões são sempre muito bem-vindas!
Por fim, ressalto, independente do exposto na Coluna, que fico extremamente feliz em ver que em poucas semanas e com um dos valores mais altos de mensalidade em comparação aos programas dos outros clubes, já somos o quinto Clube em quantidade de associados, ultrapassando planos lançados há meses.  E para continuarmos crescendo, a participação de cada torcedor que puder, é muitíssimo importante!
Grande abraço e saudações rubro-negras, amigos!
Anúncios

Deixe o seu comentário! Obrigado, BLOG FLAETERNO!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s