A NAÇÃO CANTA: VAMOS, FLAMENGO !!!

O FLAMENGO já está na Bolívia, preparando- para a partida deste quarta-feira, contra o Bolivar-BOL, pela Taça Libertadores. Os RUBRO NEGROS estão em Santa Cruz de la Sierra, que é ao nível do mar, desde a sua chegada, ontem e  só vão para La Paz no dia da partida.

 – “Os efeitos da altitude são pouco para alguns e muito para outros. Sabemos que temos que lidar com isso, mas não será nossa principal preocupação. Temos que entrar em campo e ter uma atuação mais consistente. Assim, podemos voltar para o Rio de Janeiro com um bom resultado.” JAYME A. FILHO.

 Segundo acompanhei pelos noticiários ontem, a tendência é que o Cazedu ganhe mais uma oportunidade entre os titulares na vaga de Elano, ainda recuperando-se de mais um problema físico. Será que na altitude de La Paz, a 3 600m, o efeito dentro de campo será ao contrário do que ao nível do mar, no caso desse jogador ??? Tomara que sim e que ele surpreenda a NRN, positivamente, com uma exibição de gala !!! Será que estou querendo muito ??? E QUERO MESMO !!! NÓS QUEREMOS !!! A NAÇÃO EXIGE, JAYME, devido a importância de uma grande vitória, para darmos sequência e mais tranquilidade rumo à classificação à fase seguinte.

Já para o lugar do volante Victor Cáceres, que tem sido o nosso melhor homem em campo, ultimamente, mais um lesionado e fora das partidas por 6 semanas, Amaral será seu substituto. (Espero que tenha aprendido a lição e não cometa erros do tipo que cometeu na  primeira partida, sendo expulso aos 13m do primeiro tempo, prejudicando demais a equipe. 

As boas notícias são por conta do retorno dos laterais Léo Moura e André Santos, que ficaram de fora, na partida de ida contra o Bolívar, no Maracanã,  por conta de problemas físicos.

O Flamengo precisa de um bom resultado em La Paz para não complicar a sua situação no Grupo 7 da LA. Após três rodadas, estamos na segunda posição, com quatro pontos, à frente do León-MEX, pelo critério desempate. O Bolívar é o lanterna, com dois. A liderança é do Emelec-EQU, que tem seis.

Se o aniversariante de ontem, Jayme não mudar de pensamento, o FLAMENGO entrará em campo com a seguinte escalação: FELIPE, LÉO MOURA, WALLACE, SAMIR E ANDRÉ SANTOS; AMARAL, MURALHA, CARLOS EDUARDO E GABRIEL; EVERTON E HERNANE.

Que todos honrem o MANTO, inspirem-se no nosso time, campeão da Libertadores e Mundial de 81 e  façam uma grande partida e que ao final, saiamos VITORIOSOS !!!

Abaixo, alguns esclarecimentos sobre a diferença de jogar no nível do mar e na altitude.

FUTEBOL NAS ALTURAS

As reações no organismo do atleta numa partida no Maracanã e no Estádio de La Paz:

 

RIO DE JANEIRO
(Nível do mar)

LA PAZ
(3 600 M)

CÉREBRO

No nível do mar, o cérebro consome cerca de 20% do oxigênio usado pelo corpo – coordenando a atividade de todos os órgãosA perda de oxigênio leva o jogador a sentir uma leve euforia seguida de cansaço, dor de cabeça e diminuição da coordenação motora, perda da capacidade crítica e de julgamento, descoordenação motora, grandes chances de edema cerebral – quando o cérebro incha e pode levar à morte.

CORAÇÃO

Numa partida, os batimentos cardíacos de um jogador de 30 anos oscilam entre 150 e 180 batidas por minuto – dependendo do esforço necessário para a jogada. O mesmo esforço nessa altitude exigiria um aumento de 50% da freqüência cardíaca. Como o coração não agüentaria o tranco, os jogadores perdem o fôlego e param antes. Mesmo que ficasse andando pelo campo, a freqüência cardíaca permaneceria no limite podendo causar arritmia e, dependendo do esforço, uma parada cardíaca.

PULMÃO

Não há dificuldade para respirar. O pulmão inspira em média 12 vezes por minuto e absorve cerca de 0,5 litro de ar em cada uma das vezes. Logo de início, a respiração aumenta em até 65%. Duas a três semanas depois, a freqüência com que o ar é inspirado chega a ser cinco ou sete vezes maior.

MÚSCULOS

As células musculares usam normalmente o oxigênio para conseguir energia. Após exercícios intensos, o corpo produz também ácido láctico. Mais ácido láctico é produzido e os músculos se cansam logo. É preciso esperar que a densidade dos vasos sangüíneos aumente, facilitando a troca de oxigênio.Sem oxigênio nos músculos, vem a fadiga extrema.

SANGUE

Os glóbulos vermelhos do sangue – responsáveis por transportar o oxigênio até as células do corpo – ocupam cerca de 40% do volume do sangue. A falta de oxigênio aumenta o número de glóbulos vermelhos para até 60% do volume do sangue, que se torna mais espesso. Se uma pessoa saísse do nível do mar diretamente para essa altitude, a diminuição brusca da pressão formaria bolhas no sangue podendo levar à morte  

   

Quanto mais alto,
mais forte

No Maracanã, um chute a 100 km/h perde quase a metade da sua velocidade em apenas 20 metros e atinge o gol a 58 km/h, depois de viajar durante 0,95 segundo. Em La Paz, a bola chega ao gol em 0,87 segundo, só que mais forte – a 69 km/h – e mais alta: um chute que atinge 1,5 metro de altura no nível do mar entraria no ângulo.

 
PARA FECHAR: 
 
– “Para qualquer um, a camisa vale tanto quanto uma gravata. Não para o Flamengo. Para o Flamengo a camisa é tudo. Já tem acontecido várias vezes o seguinte:- quando o time não dá nada, a camisa é içada, desfraldada, por invisíveis mãos. Adversários, juízes, bandeirinhas, tremem, então, intimidados, acovardados, batidos. Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará à camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável.” Nelson Rodrigues, o MAIS RUBRO NEGRO dos tricolores.
 

VAMOS, FLAMENGO !!!
ELIAS SILVA

 

Anúncios

Deixe o seu comentário! Obrigado, BLOG FLAETERNO!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s